Em uma emocionante partida, o Atlético assumiu a liderança do Campeonato Mineiro ao vencer o Pouso Alegre por 3 a 2, com um gol de Fábio Gomes nos acréscimos. O jogo marcou a conclusão da oitava rodada, realizada no Manduzão. Eduardo Sasha marcou um gol em cada tempo para a equipe alvinegra, enquanto Ramon Baiano anotou dois gols para o time da casa na etapa final.
Com esse resultado, o Atlético chegou aos mesmos 19 pontos do Cruzeiro, mas ficou à frente devido ao saldo de gols superior (13 contra 8). A disputa acirrada pela liderança promete esquentar ainda mais na próxima rodada, quando os rivais se enfrentarão no Mineirão.

O G4, que corresponde à zona de classificação para as semifinais, também conta com Athletic (16 pontos) e Caldense (15), enquanto o América está em quinto lugar (14). Já o Pouso Alegre é o lanterna, com apenas 3 pontos, e o único time que ainda não conquistou vitórias no Mineiro, estando na zona de rebaixamento ao lado do Uberlândia, que tem 5 pontos.
No duelo contra o Pouso Alegre, o Atlético optou por um time misto após a conquista da Supercopa do Brasil. O técnico Antonio Mohamed deixou alguns jogadores de fora, dando oportunidades a outros atletas. O primeiro tempo teve alguma dificuldade para o Atlético, mas Sasha marcou o primeiro gol em uma jogada aérea.

No segundo tempo, o Pouso Alegre reagiu e empatou o jogo com Ramon Baiano, mostrando perigo nas jogadas aéreas. Porém, o Atlético conseguiu retomar a liderança do placar com um gol de Sasha novamente. O Pouso Alegre não se deu por vencido e empatou mais uma vez com Ramon, que marcou em sua estreia pelo clube.
Quando tudo parecia caminhar para o empate, Fábio Gomes marcou o gol da vitória do Atlético nos acréscimos, garantindo a liderança. O estádio Manduzão registrou um novo recorde de público, com 12.113 torcedores presentes.
Além do jogo entre Atlético e Pouso Alegre, outros jogos da 8ª rodada também ocorreram, com destaque para a vitória da Caldense sobre o Uberlândia, que colocou a Caldense no G4. A próxima rodada, a 9ª das 11 rodadas da primeira fase do Estadual, promete trazer ainda mais emoções, com o clássico entre Atlético e Cruzeiro sendo o grande destaque.